sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O naufrágio da Humanidade

Olá. O meu nome é Aylan, muitos até podem nem saber de onde venho ou porque estou aqui a escrever-vos, até porque tenho apenas 3 anos de idade.
Tornei-me famoso, não por ser um modelo bebé em publicidade de televisão…não! Tornei-me famoso porque a minha imagem correu mundo, arrastado – inanimado – pelas leves ondas que se partem na costa da Turquia.
Cheguei ao destino. Por fim, cheguei ao destino!
Mas cheguei em condições que muitos outros chegam, em busca do sonho duma vida melhor – no meu caso em busca de uma vida -, fugindo da morte… ironia do destino… morri quando o pior já estava ultrapassado.
O barco lotado em que eu seguia, mais o meu irmão de 5 anos e os meus queridos pais, naufragou e eu não resisti. A vida não me sorriu, pena seja que nem a mim nem ao meu irmão e mamã. O sonho foi-nos roubado ao alcançar o destino… como acontece com tantos outros.
O meu pai resistiu, homem valente! Salvou-se do mar que “engole” muitos como eu e os meus. Está sozinho agora e, o que poderia ter sido o iniciar duma nova vida, tornou-se no maior pesadelo e tristeza no seu coração. As forças que teve para se desenvencilhar do mar perderam-se quando perdeu toda a sua família… como acontece com tantos outros.
Ouvi dizer, pelo próprio, que vai regressar à Síria, o nosso país, por nada mais fazer sentido, visto que morreu por dentro… tem o coração despedaçado, coitado. Como queria poder abraçá-lo agora… como acontece com tantos outros.
Todos, agora, sabem como me chamo. O meu nome é Aylan, perdi a minha precoce vida a tentar ser feliz… como acontece com tantos outros.
O mundo agora treme ao ver a minha imagem vagabundeando na areia, sem reação… os corações tremem e choram a mesma dor que chora o meu pai e como choram tantos outros.
Contudo, parto em paz. Sensação – sem querer – de dever cumprido. Que agora o mundo vai-se mover para trabalhar e resolver este drama humanitário que fustiga as televisões com notícias diárias de mais um barco que naufragou e onde se perderam muitas vidas.
Sou um pequeno herói. Viverei para sempre nas vossas memórias pelo choque que a minha imagem vos criou… a minha como de tantos outros.
Não se esqueçam, o meu nome é Aylan e servi de cobaia ao mar para abrir os olhos ao mundo.


Filipe Tiago Araújo, 03.09.2015

Sem comentários: